quarta-feira, maio 15, 2013

Exposição Espedito Seleiro: da sela à passarela

O museu A Casa recebe até o dia 21 de junho o universo de Espedito Seleiro que, aos 73 anos, produz acessórios, mobiliário e peças de vestuário em couro. Espedito já participou da São Paulo Fashion Week, onde desenvolveu uma coleção de bolsas e calçados para a Cavalera, e depois disso para várias outras marcas nacionais. Já contribuiu também para o cinema nacional: é de sua autoria a roupa de vaqueiro de um personagem interpretado por Marcos Palmeira em "O homem que desafiou o diabo".
O ofício de seleiro consiste em confecionar todo o vestuário e artefatos para vaqueiros, como gibão, bolsas, selas e calçados e atualmente é muito raro. Espedito assistiu a profissão diminuir e quase se extinguir. Com seu trabalho sempre perfeccionista, na década de 80 recebeu uma proposta para confeccionar uma réplica da sandália de Lampião. E depois de uma bolsa com motivos e ornamentos semelhantes do de um gibão e de uma sela. Foi assim que ampliou sua produção e um público diferente do que estava acostumado começou a se interessar pelo seu trabalho.
As peças são únicas e de uma beleza fascinante! Estarão a venda durante a exposição bolsas, sapatos, sandálias, chapéus, selas, enfim.. uma variedade enorme de produtos em couro, com inspiração no mundo dos vaqueiros.
Este pingente, todo costurado a mão, é um exemplo do que você pode encontrar por lá e ainda levar como lembrança! Nós já visitamos e amamos! 
A exposição abre das 10h até as 19h, de segunda a sexta e aos sábados das 12 às 16h. O Museu A Casa fica na Rua Cunha Gago, 807, Pinheiros. Mais informações pelo site www.acasa.org.br.

Beijo,

As Elisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário